quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Concelho de Nisa na Campanha "Alentejo - Tempo Para Ser Feliz"


No Verão passado, em data que não recordo, fui contactado pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo. Nos últimos anos vem sendo habitual este contacto, sendo solicitados os meus serviços e conhecimentos acerca do concelho de Nisa, a que correspondo “pro bono” e com manifesto prazer, para por aqui guiar jornalistas, normalmente estrangeiros, dando-lhes a conhecer toda a riqueza e potencial do território. Desta feita, o objectivo era diferente: tratava-se de seleccionar um local para serem feitas algumas fotografias, com modelos profissionais, a serem inseridas na nova campanha de comunicação do Alentejo. Seleccionei como destino as Portas de Ródão, um dos meus locais de eleição no concelho, não só pela paisagem, de tirar o fôlego, mas também pela diversidade de fauna e flora, pela singularidade geológica, um livro aberto da história da terra, pela envolvente histórica, pela gastronomia. Em lá estando e se me dão corda, falo que me desunho, tantos e tão ricos são os motivos de interesse deste local privilegiado.


Recebi hoje pelo correio a brochura da campanha “Alentejo – Tempo Para Ser Feliz”, a assinatura da nova imagem e linha de comunicação criadas para qualificar a Região como um destino de excelência, possuidor de uma oferta turística ímpar. “Férias em família”, “Escapadelas a dois”, “Mochila às costas” e “Seniores activos” são os quatro segmentos-alvo do plano promocional, que visa aumentar a notoriedade do destino e potenciar o crescimento turístico na Região, contrariando a tendência de sazonalidade. Touring Cultural e Paisagístico, Sol e Mar, Gastronomia e Vinhos, Turismo de Natureza, Turismo Náutico, Golfe, Saúde e Bem-Estar e “Resorts” Integrados são alguns dos produtos que compõem a oferta turística da Região, e que são dirigidos quer a casais jovens, seniores, famílias, quer a turistas que procuram férias activas na Natureza ou apenas desfrutar do silêncio.
A brochura prima pelo bom gosto estético, com imagens e textos de grande qualidade. Como não há bela sem senão, de Nisa quase nada consta, constituindo lamentável lacuna a não referência ao Monumento Natural das Portas de Ródão, à rede de 8 Percursos Pedestres, às Termas da Fadagosa de Nisa ou ao Museu do Barro e do Bordado. Também me desagradou o facto de as fotografias não terem legenda. Dito isto, foi com enorme prazer que vi algumas das (muitas) fotografias feitas nas Portas de Ródão naquele glorioso fim de tarde, por sobre o Conhal do Arneiro, com lugar de destaque nesta brochura. Entre tanto e tão belo Alentejo, de Nisa a Mértola, deve ser motivo de orgulho para todos os Nisenses que o seu concelho tenha sido um dos escolhidos para dar rosto à região turística.
.
fotografias: Turismo do Alentejo, ERT

1 comentário:

Anónimo disse...

Olha zezito em meu nome pessoal agradeço o que tentas fazer pelo desenvolvimento turistico do nosso concelho , sabendo que tens em mim um apoiante incontornável desta luta meritória...
Um abraço
Pimpão