sexta-feira, 12 de agosto de 2005

Os muros



A História tem por vezes aspectos que me intrigam e surpreendem. Não que me devesse surpreender, a História não é mais que o diário de bordo do Homem e este é o animal da contradição por excelência. Vem este intróito a propósito de uma triste efeméride que hoje cumpre aniversário: a construção do Muro de Berlim. O "Muro da Vergonha" começou a ser construído a 12 de Agosto de 1961, filho da 2ª Guerra Mundial e da subsequente Guerra Fria, separando a nação Alemã, dividindo a Europa.
Por associação de ideias faço o seguinte percurso mental: Alemanha, 2ª Guerra Mundial, Judeus, Israel, Muro da Separação.
O que não entendo é o seguinte: os Judeus, a nação perseguida, a nação do Holocausto, lutaram e perseveraram até conseguir constituir o estado de Israel.
Por este ideal morreram milhares. O espaço que Israel ocupa foi obtido á custa do desalojamento de outros milhares, de outra nação, a Palestina.
O Muro da Separação divide agora estas duas nações. Não é estranho ser o povo Judaíco, o mesmo que foi perseguido e ostracizado, o que teve que lutar duramente para conseguir o seu espaço, que a custo aceita a existência do estado Palestiniano, quando deveria ser o primeiro a entender essa ânsia de existir?
E afinal quem se isola com mais este Muro da Vergonha: Israel, que assim se constitui em prisão ou a Palestina que fica de portas abertas ao mundo?
Outra vez estradas são cortadas, campos são divididos, famílias são separadas.
Como pode a lição do Muro de Berlim ser esquecida?
Não gosto de muros.

3 comentários:

th disse...

Os que preconizam agora a separação são o mesmo povo que sofreu, mas não as mesmas pessoas...seria preciso sentir na pele para uma de duas coisas: sublimar o sofrimento e lutar pela Paz ou querer vingança contra quem quer que seja...é o que está a acontecer.A maldade não precisa de história

Anónimo disse...

diz que só bate uma criança que levou...Grande post, Zé!! - as usual...

Abigail Alexis~ disse...

Is this the Berlin Wall ?

Did you take this picture ?

Are those your children ?

Just wondering.