sábado, 16 de julho de 2005

Viva a República!



Nasci e cresci na República. Quando tive consciência do que isso significa, e comparativamente com outros tipos de estado, afirmei-me alto e bom som republicano. Existe no entanto quem ache que estaríamos melhor servidos com uma Monarquia, sendo que a maioria dos que são desta opinião defendem a realização de um referendo e propõem para rei Duarte Pio de Bragança, haja embora que lhe dispute o putativo direito a uma hipotética coroa.
Este cidadão é comummente tratado por Dom Duarte. Pois eu não lhe reconheço o Dom nem o dom de reger os destinos de um país. O Dom é um anacronismo que não entendo e atentemos nas pérolas de sabedoria que debitou ao jornal "O Independente" a 15 deste mês para vermos o porquê de não ter o dom da governação:
- "Os bombistas podem ser muitas coisas mas cobardes não são."
- "Numa sociedade livre, ninguém tem o direito de proibir uma mulher de vender serviços sexuais. Por outro lado, existem muitas formas de prostituição aceites pela sociedade, como a secretária que tem relações sexuais com o patrão e recebe algo em troca."
- "Não me sinto rei de Portugal. Mas, em certa medida, sinto-me rei dos portugueses."
Pois senhor Duarte, pela parte que me toca considere-se desvinculado desse sentimento. Não por estas citações, mas por todas as outras pérolas que já proferiu e certamente continuará a proferir.
A ter um imbecil por governante prefiro um eleito por mim, o que fará de mim outro imbecil, mas que posso substituir se me não convier e não me é imposto por direito divino ou outro motivo similar.
E viva a República!

2 comentários:

Madalena disse...

Onde é que este homem foi buscar as teorias? Quanto a imbecilidades estamos falados e abarrotados...
Beijinhos Magude!

Anónimo disse...

Este gajo é um palhaço!!, também me danei com as imbecibilidades dele, hoje no semanário em causa, grrr!! VIVA A REPÚBLICA!!!!!
Grande Abraço cidadãos Magude, Madalena e ZP!! - IO.