quinta-feira, 17 de abril de 2014

Contos Montesinhos

 
 
 
A propósito do lançamento deste livro, afirma o meu caro amigo Joaquim Marques o seguinte:
 
"Em 6 e 20 de janeiro passado foi solicitado à CMNisa a integração do lançamento do livro Contos Montesinhos nas atividades de abril da Biblioteca Municipal no dia Mundial do Livro (23 de abril).
Até á data não foi recebida qualquer informação sobre o assunto, nem na reunião de hoje do executivo camarário o assunto foi abordado.
Também os repetidos contactos da editora com a autarquia, não tiveram qualquer resposta.
Perante tal omissão, reservamos o direito de promover o lançamento no mesmo dia noutro local alternativo em Nisa, e desmascarar publicamente a atitude discriminatória da senhora presidente da câmara."
 
Pelo que sei, depois de confirmação com o próprio Joaquim Marques e com fonte independente, o pedido, efectuado em nome da ATAS - Amigos da Terra, Associação Sociocultural de Santana,  chegou à CMN por escrito, em boa forma e em tempo útil, e o Auditório não tem outra ocupação prevista para a data e hora solicitadas.
 
Admito que, perante um pedido deste tipo, a resposta seja negativa, ainda que a justificação seja tão só um "porque não". Não concordo, mas admito. O que não admito é a total ausência de resposta, quanto mais não seja por uma questão da mais elementar cortesia e boa educação. Acrescento que, porque não ouvi ninguém da CMN acerca deste assunto, desconheço qual a posição oficial acerca do mesmo.
 
Mais difícil me é admitir esta situação quando, ainda há pouco tempo, o mesmo espaço foi cedido para a presentação de um livro de alguém que nem sequer reside no concelho. E não me interpretem mal: venham mais escritores, de fora do concelho ou até de fora do país apresentar e debater as suas obras! O que não entendo é o tratamento diferenciado dado a situações iguais. Termino socorrendo-me de um aforismo popular:  "Ou comem todos, ou haja moralidade!"


Sem comentários: