segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Instalação da Assembleia Municipal - Declaração de Voto de Amílcar Zacarias


Aquando da instalação da Assembleia Municipal de Nisa, na passada sexta-feira, dia 18 de Outubro, procedeu-se à eleição da respectiva Mesa. Por força do resultado eleitoral para este órgão autárquico, com 11 membros eleitos pela CDU (sendo que destes, seis têm assento na AM por inerência, pelo facto de serem presidentes de Junta de Freguesia), e 11 membros eleitos pelo conjunto das restantes forças políticas, verificou-se a expectável luta pelo controle da Assembleia.
 
Neste contexto, tornou-se necessário proceder a uma votação. Na sequência dessa votação, que atribuiu ao Prof. João Santana a Presidência da Mesa da Assembleia, tendo como 1º e 2º Secretário respectivamente Jorge Graça e Emílio Moura, todos do PS, Amílcar Zacarias, eleito pelo Movimento Independente Mexer Com Nisa, entregou na Mesa uma Declaração de Voto, justificando a sua opção, que transcrevo na íntegra:
 
"Tendo hoje a subida honra, e o sentido da elevada responsabilidade que essa honra carrega consigo, de tomar parte num acto genuinamente político, e se a política é, como nos ensinaram, a arte do possível, do encontro, do diálogo e do respeito, não podemos permitir que esta cerimónia seja despida desses valores.
Não sendo este o tempo nem o lugar para análises e interpretações dos resultados das eleições autárquicas em Nisa, resulta clara a mensagem inteligente e objectiva que o eleitorado do Concelho enviou aos partidos políticos, coligações e grupo de cidadãos eleitores, exigindo a todos uma rápida e profunda reflexão, de modo a que, muito além dos programas e projectos apresentados, seja apontado um rumo e percorrido um caminho cuja acção esteja inequivocamente ao serviço dos munícipes, garantindo a operacionalidade e a eficácia dos órgãos que constituem a estrutura autárquica.
Nesse sentido, fazendo jus ao lema que serviu de pedra de toque e princípio orientador da candidatura do Movimento Independente Mexer Com Nisa, Independência-Cidadania-Lealdade, não podemos em consciência contrariar o sentido de voto expresso pela população, demonstrando assim, em sede própria, a nossa firme intenção de levar a bom termo os compromissos que assumimos e os projectos em que os eleitores confiaram. O povo ponderou, votou e decidiu atribuir ao Partido Socialista e ao seu cabeça de lista, Professor Doutor João José Esteves Santana, a confiança para dirigir os trabalhos desta Assembleia. Não seremos nós a adulterar esse sentimento expresso, a desvirtuar um resultado eleitoral inequívoco, a contrariar as mais elementares regras da Democracia em que vivemos.
O sentido do nosso voto na escolha do Excelentíssimo Senhor Presidente da Mesa da Assembleia Municipal, não podia pois, pelas razões acimas expostas, ser outro: decidimos na mais profunda e genuína convicção de ser este o melhor serviço que, no momento presente, podemos prestar à população que nos elegeu."
Nisa, 18 de Outubro de 2013.
Amílcar José Ramalhete Zacarias

Sem comentários: