Estou de regresso, depois do período de silêncio que impus a mim próprio, por entender que alhos se não misturam com bugalhos.
As eleições terminaram, com os resultados que todos conhecem: o PS, com dois mandatos, venceu a corrida para a CMN, a CDU, com alguma surpresa minha, conquistou também dois mandatos, com o PSD, que se apresentava com grandes ambições e esperanças, a eleger apenas um vereador. O Movimento Independente, liderado por Manuel Bichardo, não conseguiu nenhum mandato, com uma votação aquém das minhas expectativas, mas dentro do que seria de esperar, dada a especificidade do eleitorado que vive no concelho.
Na Assembleia Municipal, apesar da vitória do PS, por força do facto de a CDU ter conquistado 6 das 7 freguesias em disputa, está ainda muito por decidir. Com o PS a conquistar 6 mandatos, a CDU 5, o PSD 3 e o MIMCONISA 1, creio que se avizinham 4 anos muito complicados. Como desde o início vaticinei, o Movimento Independente conseguiu eleger o seu cabeça-de-lista, Amílcar Zacarias, merecendo a confiança de 6,63% do eleitorado concelhio, que reconheço terá sido maioritariamente urbano e jovem, não conseguindo passar a mensagem junto dos mais idosos.
Enquanto munícipe e freguês, fiz questão de, logo na noite de ontem, telefonar aos dois vencedores que me dizem mais directamente respeito: João Malpique, com quem não consegui falar, mas a quem, por pessoa amiga, enviei os parabéns, e à Dr. Idalina Trindade, a quem congratulei pela vitória e desejei felicidades nos quatro anos que se avizinham e não se me afiguram fáceis de gerir, seja pelo "apertar" de mais uns "furos no cinto" que, terminadas as Autárquicas, não devem tardar, seja pelo cenário que se configura para a AM.
Resumindo o acto eleitoral concelhio de ontem, creio que resulta claro que houve 3 vencedores: o PS, pela conquista da maioria do eleitorado e da CM, a CDU pela conquista da esmagadora maioria das Juntas de Freguesia e o MIMCONISA, pela eleição de um deputado municipal, com o PSD a ser o grande derrotado, muito aquém das expectativas geradas.
Em relação ao "Movimento Independente Mexer Com Nisa", como alguém me dizia ontem, não acaba aqui: começa aqui! É nossa intenção mantermo-nos activos durante os próximos 4 anos, no apoio ao nosso deputado municipal, para, no próximo acto eleitoral, com mais tempo e meios, nos apresentarmos de novo a sufrágio.
Quanto a mim, através deste blogue, nas Reuniões de Câmara, nas Assembleias Municipais, onde e quando achar necessário, manterei a postura de sempre. Ou seja, vou cumprir a única promessa que fiz durante toda a campanha eleitoral: erguer a voz sempre que isso for necessário, de modo independente mas crítico, em defesa do concelho de Nisa e das suas gentes.
1 comentário:
Amigo zé concordo inteiramente na tua apreciação destas eleições relativamente ao nosso concelho e contarás sempre comigo para apoiar o nosso deputado municipal.
Porque o MIMCONISA é um projecto que acabou apenas de começar e que por mim irá continuar por muito mais tempo.
David Solano
Enviar um comentário