segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Censura?

 
 
O Município de Nisa, através da página no Facebook da Biblioteca Municipal Dr. Motta e Moura, divulga uma multiplicidade de actividades e eventos realizados no concelho.
 
No passado sábado realizou-se em Nisa um protesto convocado pela sociedade civil, de cariz pacífico e apartidário.  Um grupo de cidadãos deste concelho, no exercício de pleno direito da sua cidadania, anunciou a intenção de se reunir na Praça da República, para protestar contra as últimas medidas de austeridade anunciadas pelo Governo.
 
Foi com agrado que verifiquei que nessa mesma manhã foi publicado na citada página o cartaz do evento, para horas depois, agora com desagrado e incredulidade, verificar que tinha sido removido.
 
Pergunto: há eventos ou cidadãos de segunda neste concelho? Porque são divulgados alguns eventos e outros não? Mais grave ainda, porque foi o cartaz publicado e depois removido? Com ordem de quem aconteceu uma e outra coisa? Há censura no Município de Nisa?
 
Não será necessário perderem tempo a enviar-me a resposta institucional, já a adivinho: o cartaz foi publicado na página por lapso e depois retirado, por não ser oriundo de nenhuma organização formal, seja associação, clube ou instituição do concelho. É mais ou menos isto, não é?
 
Para além da resposta institucional vejo e sinto nesta atitude um certo cheiro a mofo, a um tempo que julguei morto e enterrado. Se esta situação tivesse ocorrido na Madeira, terra do todo-poderoso Vice-Rei Alberto João, não me surpreenderia. Que tenha ocorrido em Nisa, partindo de uma Câmara Municipal regida pela CDU, surpreende-me muito. Mas entendo: não deve agradar ao partido perceber que a contestação não é feudo nem exclusivo seu!

Sem comentários: