terça-feira, 6 de julho de 2010

Altruísmo

Alma altruísta e modesta, tão modesta que preferiu ocultar o nome, vem deixando comentários em algumas das minhas últimas postagens, que evidentemente não publiquei, por razões que já aqui expus. Em tom curto, claro e conciso, numa linguagem desempoeirada, vem tecendo considerações várias acerca da minha pessoa e de alguns dos meus familiares mais próximos.

Cometeu no entanto alguns erros grosseiros, que corrijo agora, de modo a que, em futuros comentários não incorra no mesmo. Eis alguns dos epítetos com que me mimoseou e a respectiva correcção:

- "pára-quedista": lamento, mas não. Apesar de ter prestado Serviço Militar Obrigatório, fi-lo servindo durante dois anos, com orgulho, na Marinha de Guerra Portuguesa;

- "importado": essa já está um bocadito batida, não acha? Mas, se lhe agrada, olhe, continue;

- "ignorante": concordo perfeitamente! Aquilo que eu sei, comparado com o que desconheço, é uma gota de água num oceano;

- "vendido": até ao presente, não. Mas como costumo dizer, se calhar ainda não me ofereceram valor que chegasse. Isso de dizer desta água não beberei é coisa complicada;

- "vira-casacas": se há coisa que nunca usei, foi casaco reversível. Acho até de mau gosto, assim do género da peúga branca com sapato preto. Além disso, sou mais de andar de t-shirt;

- "cabrão": coisa que não se refere a mim, mas à minha mulher. Por descargo de consciência e respeito para consigo,  perguntei-lhe: ela jura que não. Eu acredito nela;

- "filho da puta": outra coisa que não se refere a mim, mas à minha mãe. Também por descargo de consciência, e novamente por respeito para consigo, perguntei-lhe: ela jura que não. Eu acredito nela;

- "comuna": lamento, mas não sou membro do muito digno Partido Comunista Português. Ideologicamente sou mais de esquerda do que de direita, mas ainda não encontrei chinelo que me servisse. Tenho cá uma destas alergia a rótulos;

- "mentiroso": coisa para discussão filosófica, porque não refere exactamente acerca do que menti. Assim é complicado! Elabore mais sobre o assunto e talvez cheguemos a alguma conclusão;

- "pelintra": não nado em dinheiro, mas caramba, tanto também não! Chame-me remediado e ficamos por aí;

Agora que já esclarecemos algumas coisas, se pretender continuar a sua missão de boa samaritana, faça favor. Interessante mesmo seria vir ter comigo e dirigir-me os mimos acima, e outros que entender por bem, de viva voz. Mas compreendo: eu poderia aproveitar-me da tanta generosidade e cautelas e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém. Gabo-lhe a sensatez. De qualquer modo recordo-a  que as ruas têm, por norma, dois passeios.

Dois conselhos para futuramente conseguir manter o seu anonimato:

1 - Não se refira a si própria no feminino;

2 - Não comente simultâneamente em vários blogues, como anónima ou sob pseudónimo, repetindo uma e outra vez os mesmos erros de português, ainda por cima quando já lhos corrigi várias vezes, durante as aulas que lhe dei, lembra-se? Identifiquei-a do mesmo modo que então, quando não precisava de olhar para saber quem copiava, porque conhecia os formandos pela sua escrita.

PS: fique tranquila, porque guardarei o seu anonimato. Não quero que alguma das pessoas a quem estendeu a mão lhe queira agradecer pessoalmente. Lá se ia a sua modéstia!

1 comentário:

ana disse...

veja lá se escreve qualquer coisita pois isto de vir ao site e não haver nada para se ler é chato.Ou está de férias,se é isso tudo de bom.