O estabelecimento de dormidasepequenoalmoço de que sou proprietário recebe, vez em quando turistas, mais amiúde excursionistas, e, com alguma regularidade, trabalhadores de diversas áreas, temporariamente no Concelho. A todos, é mesmo ponto de honra, faço questão de dar a conhecer o nosso património, a nossa gastronomia, os nossos eventos.
Desde que me dedico a este negócio, insisti por diversas vezes com a Câmara Municipal de Nisa, por correio electrónico e de viva voz, junto dos responsáveis pela área respectiva, que me fizessem chegar toda a informação disponível de interesse para o Turismo: cartazes de eventos, folhetos temáticos, a Agenda. Esse meu esforço tem sido infrutífero: o material que disponibilizo aos meus clientes é por mim recolhido nas instalações da CMN. Devo dizer que recebo por correio electrónico a informação referida, mas em suporte papel, para exibição e distribuição, nada me chega às mãos. Ao mesmo tempo, vejo que algumas dezenas de Agendas vão, todos os meses, parar à reciclagem sem que ninguém as tenha lido, e vejo ainda cartazes espalhados por inúmeros estabelecimentos do Concelho, de duvidosa eficácia em termos de divulgação junto de quem nos visita.
Nem todas as Câmaras Municipais procedem assim: recebo regularmente folhetos e cartazes de Municípios vizinhos, como sejam Castelo de Vide ou Portalegre, e de outros mais distantes, como Idanha-a-Velha, Ourique ou Elvas. Acabo de receber, da Câmara Municipal de Fronteira, alguns folhetos para distribuição, referentes a um evento que irá decorrer nos dias 3 e 4 de Abril, onde constam a Reconstituição Histórica da Batalha dos Atoleiros, um Torneio Medieval e uma Feira Medieval. Outros Concelhos, bem próximos de nós, organizam ao longo do ano eventos diversos, que vão contribuindo para atrair visitantes e atenuam certa sazonalidade turística.
E a Câmara Municipal de Nisa? Que eventos tem preparados para atrair turistas no período de Páscoa que se avizinha? E para o Verão, quando milhares de pessoas, nacionais e estrangeiras, cada vez mais fartas de sol e mar, deambulam por esse país fora, em busca de actividades diferenciadas? Foram-se a Bienal da Pedra e a NISARTES deste ano, esta última aparentemente substituída por iniciativas locais, que por ora desconheço. Serão talvez iniciativas como as que tivemos no animado Verão de 2006, alguns agrupamentos musicais, em confrangedores espectáculos sem público, na Praça da República.
Criou-se um cesto, o Complexo Termal da Fadagosa de Nisa, e espera-se agora a "Galinha dos Ovos de Ouro" da fábula. Mas isto, digo eu que "é mais bolos", não será pôr os ovos todos no mesmo cesto? Deve ser uma questão de posturas.
.
imagem daqui: www.batalhadosatoleiros.com
1 comentário:
Sei que é desanimador, mas também sei que vais continuar a tentar pôr essa Camara a trabalhar.
Tens que te candidatar nas próximas elecções autarticas.
Beijo, th
Enviar um comentário