
Por estes dias tenho andado muito ocupado. Para além dos meus afazeres normais, ainda tenho que conceder tempo extra à minha Associação (INIJOVEM), em grande azáfama na preparação da VIII Rota do Contrabando, um Percurso Pedestre Transfronteiriço em Travessia, que anual e alternadamente liga a Freguesia de Montalvão, no Concelho de Nisa, à localidade vizinha de Cedillo, da Diputación de Caceres, Espanha. 
Terras da raia, as suas gentes não fugiram ao que parecia ser um destino inculcado na sua herança genética: a prática do contrabando. Destino ou a fuga à miséria, que de lá e de cá era da mesma cor, só as bandeiras eram de cores diferentes. À miséria de terras secas e agrestes juntou-se ainda, no caso dos do outro lado do Sever, a Guerra Civil, como se não fossem já suficientes os Cavaleiros do Apocalipse que os assolavam.
Cá como lá, ainda hoje se vislumbram os postos de vigia da Guarda Fiscal e dos Carabineros, hoje ao abandono, gente de dedo leve no gatilho e de atirar primeiro e perguntar depois.
Nos tempos em que a Barragem de Cedillo não tinha ainda sido construída, tanto os leitos do Tejo como do Sever eram de menor caudal e cota muito inferior. Por toda a sua extensão existiam vários "portos" (no sentido de entrada, um topónimo muito comum) e barcas. 
Os "portos" e as barcas serviam gente em afazeres à luz do dia. Os viventes da madrugada calcorrevam trilhos que até as cabras evitavam, caminhos de xisto escorregadio e propício a dasabamentos, por entre estevas e carrasqueiros, um olho no caminho e outro nas sombras, pesada carga aos ombros ou à cabeça, a dificultar a travessia a vau dos rios, num caminhar desasossegado de coração de rola.
São esses os trilhos que agora buscamos. Num caminhar alegre de coração de pardal.
.
imagem: José Carlos (excerto do cartaz do evento)
 
3 comentários:
Transmiti no xixas o teu abraço e copiei para lá o teu post "As Malas de Porão".
Todos ficamos muito contentes com o teu regreso.
Espero que seja para durar.
Um beijo, th
tomei a liberdade e copiei o post da Theo e coloquei no NetMares, e já tens a Mala do porão nos lincks, da nau, : ), espero não ter feito mal, fico contente pelo teu regresso e estou com a Theo, que seja por um bom tempo, mesmo não comentando nos blogs de quem gosto , estou junto.Um beijo Tareca
Que prazer ler-te outra vez!
Fica. Escreve. Não nos prives desta mala de porão.
Enviar um comentário