sábado, 20 de fevereiro de 2016

(...) pero que las hay, las hay!

A propósito da manutenção, e em que condições, do Reino Unido na UE, tema  quente da agenda política europeia desta semana, vivi ontem uma situação curiosa, ao visionar o episódio nº 5 da séria britânica "Yes Minister" ("The writting on the Wall"), em reposição na RTP Memória.

Esta série, originalmente transmitida pela BBC no início dos anos 80, retrata o dia-a-dia de um ministério imaginário (Department of Administrative Affairs), em particular o peculiar confronto entre o ministro Jim Hacker (interpretado por Paul Eddington) e o Secretário Permanente do ministério, Sir Humphrey Appleby (interpretado por Nigel Hawthorne), num permanente esgrimir entre o status quo que o funcionalismo público pretende manter e as ideias, nem sempre geniais, de alguns políticos.

Já perto do final do episódio, decorre o seguinte diálogo, entre o Ministro (M) e o Secretário Pemanente (SP):

(...)

M - O Ministério dos Negócios Estrangeiros é pró-europeu, não é??

SP - Sim e não... se me permite a expressão. São pró-europeus porque, na verdade, são anti-europeus. O funcionalismo público estava unido no desejo de fazer tudo para que o Mercado Comum não resultasse. Por isso entramos.

M - De que é que está a falar!?

SP - Senhor Ministro, a Inglaterra tem, pelo menos nos últimos 500 anos, a mesma política estrangeira: criar uma Europa desunida. Por isso nos aliamos aos holandeses contra os espanhóis, aos alemães contra os franceses, aos franceses e italianos contra os alemães e aos franceses contra alemães e italianos. Dividir para reinar. Porque mudaríamos agora, se sempre resultou tão bem?

M - Isso é História antiga, certamente.

SP - É política corrente. Tínhamos que destruir tudo, por isso tivemos que entrar. Tentamos destruir a partir de fora e não resultou. Agora que estamos dentro, podemos fazer deles gato-sapato! Pôr alemães contra os franceses, franceses contra italianos, italianos contra holandeses. O MNE está contentíssímo, é como nos velhos tempos!

M - Mas estamos certamente empenhados no ideal europeu!

SP - Francamente, senhor Ministro... 

M - Então porque apoiamos o aumento das adesões?

SP - Pela mesma razão. É como na ONU: quantos mais membros mais zaragatas haverá, mais fútil e impotente se torna.

M- Que incrível cinismo!

SP - Sim... mas nós chamamos-lhe diplomacia... 

(...)

Que fina ironia premonitória, sobretudo por ser um programa humorístico britânico! Para quem estiver interessado, porque a série é realmente hilariante, aqui fica o episódio na íntegra:



Sem comentários: