A Ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, visitou ontem Nisa. Nisa é força de expressão: visitou o Museu do Bordado e do Barro. Visionei há pouco a reportagem sobre esta passagem por Nisa, que foi emitida no programa “Portugal em Directo”, na RTP1. Da reportagem retive sobretudo duas coisas:
1 – As sábias palavras do Ti Pequito, citadas pelo repórter, ao afirmar que a promoção do artesanato nisense está mais que feita, precisa é de encomendas.
2 – A última frase da reportagem, proferida pelo jornalista, muito legítima e pertinente: “Resta saber qual a consequência desta visita para o proveito das artes de Nisa e da própria vila.”
Já agora: alguém disse à Sra. Ministra que o Museu se encontra encerrado aos fins-de-semana? E, como vinha a talhe de foice, foi também informada que no Cineteatro já não se exibem filmes nem pode decorrer qualquer outra actividade em horário nocturno ou de fim-de-semana, e que a Biblioteca Municipal passou também a encerrar ao sábado?
Sim, eu sei que esta visita já estaria agendada há algum tempo, que a suspensão dos serviços que referi é, creio eu, conjuntural, mas pobre da terra que exibe cultura a Ministros quando o seu povo se vê privado do seu usufruto.
.
.
PS: como diz o meu filho, “ganda azar”! Logo havia de vir a Ministra a Nisa quando a “Valquíria”, esse ícone do artesanato nisense, exemplo de contenção orçamental e grande contributo para a revitalização da economia local, está na recauchutagem!
.
Sem comentários:
Enviar um comentário